Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Manter o foco é bom para a saúde mental

Postado em 02/08/2019



1. Exercite o equilíbrio

Existem três tipos de foco. Equilibrá-los seria, dentro desse cenário, a receita para uma vida mais sã e com disposição. O foco interno nos põe em sintonia com nossas intuições, nossos valores principais e nossas melhores decisões. O foco no outro facilita nossas ligações com as pessoas das nossas vidas. E o foco externo permite que nos aventuremos pelo mundo de forma mais ampla.  Ferramenta essencial, o foco, é o que diferencia um especialista de um amador. Um líder fora de sintonia com seu mundo interno será um desorientado; um líder cego para o mundo dos outros será um desinformado; os líderes indiferentes aos sistemas maiores dentro dos quais operam serão surpreendidos.

 

2. Estabeleça prioridades

Ter uma atenção seletiva significa mirar em uma ou em (poucas) outras prioridades, colocando tarefas secundárias em segundo plano. Pessoas que alcançam rendimento máximo - seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes - são as que prestam atenção no que é mais importante para o seu desempenho.

 

Estabelecer prioridades, porém, não é nenhuma receita pronta. É preciso força de vontade e até ajuda de especialistas para fugir das distrações que podem ser sensoriais ou emocionais. As sensoriais são essas que surgem do ambiente – um som, uma imagem, um chamado. As emocionais são mais complicadas e podem estar ligadas à preocupação e à ansiedade. Deixar esses sentimentos de lado ou combatê-los com orientação profissional, dependendo da gravidade, facilitam e muito o processo de atenção.

 

3. Lute contra os hábitos ruins

Por que será que é tão difícil se ver livre de hábitos que fazem tanto mal? A tentativa de eliminar um velho hábito simplesmente não vale a pena. O que dá resultado mesmo é a mudança de um pelo outro. Mais saudável, é claro.

 

O ASSIM SAÚDE deseja que você tenha a mente e o corpo saudáveis e em sintonia sempre.